Olá pessoal,

Esta semana vou falar sobre o novo sistema operacional da microsoft o Windows 8, que foi lançado oficialmente esta semana.

Vou falar “a cegas” sobre o sistema pois não tive oportunidade de testa-lo, mas li muito a respeito, e levando as opiniões, comentários e testes realizados chego a algumas conclusões, com elas você vai poder avaliar se vale a pena ou não migrar para ele:

  • Nova Interface: Tem muitos usuários que não se acostumaram com a interface do Windows 7, imagine se acostumar com a do Windows 8.
  • Desenvolvido para o Toque: A propaganda do windows 8 é clara: ele veio com o intuito de ser usado em computadores e ultra-books que possuem touch screen ou a conhecida tela de toque.
  • Mais Rápido: Segundo os testes ele é mais rápido que o Windows 7, porém no dia a dia talvez a diferença não seja notada ou não tenha diferença de acordo com os aplicativos que você utiliza.
  • Tela Inicial: Confesso que a tela inicial é bem convidativa, traz tudo o que você precisa de uma forma bem organizada com um visual limpo, mas será que a Microsoft não vai abandonar o suporte aos aplicativos que rodam nesta tela como ela fez com os gadgets do windows 7?
  • Para Empresas: o Windows 8 tem um apelo muito forte ao entretenimento, não acredito que tenha grandes vantagens para empresas, provavelmente muitas delas vão continuar no Windows 7.

Resumindo, como técnico em informática neste primeiro momento não recomendo a migração do Windows 7 para o Windows 8 em empresas e usuários que utilizam o computador para fins de trabalho pois provavelmente terão dores de cabeça com incompatibilidade de softwares específicos, dificuldades com a interface e se utilizar o windows original vão ter que colocar a mão no bolso.

Não vou comparar o Windows 8 ao Vista mas acredito que o Windows 10 ou a próxima versão será melhor definida, vamos aguardar para ver, em breve testarei o sistema e postarei novamente a respeito do sistema.

Minhas fontes de informações sobre o sistema:

Globo G1

Baixaki Vídeo

Microsoft

Até a próxima,

Gilson