Esta semana vamos falar sobre os Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (SIGE ou SIG), em inglês Enterprise Resource Planning (ERP) que são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc).

Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.

Basicamente um sistema de gestão irá gerenciar sua empresa, desde contas à pagar e receber, cadastro de clientes, vendas, estoque, etc, sendo que existem milhares de programas no mercado que fazem esse trabalho, ai fica a dúvida: qual deles escolher? aqui vão algumas dicas:

Software ideal para seu tipo de negócio:
O primeiro passo ao procurar um programa para gerenciar a sua empresa é buscar um que seja específico para seu negócio, normalmente empresas do setor de comercio tendem a ter uma quantidade maior de programas disponíveis, porém em alguns casos o melhor é um programa que atenda as particularidades do seu negócio, por exemplo: uma clínica de saúde precisa de recursos adicionais como ficha de pacientes, agendamento de consultas, exames, etc, que não serão encontrados em programas voltados para o comércio em geral.

Comprar ou Alugar o Sistema:
Você deve avaliar a opção de acordo com o tamanho da sua empresa, normalmente se sua empresa é pequena um programa pronto onde você paga apanas uma vez já resolve suas necessidades, porém se você é uma média ou grande empresa o ideal é alugar um sistema onde você vai a sua disposição um suporte mais completo e normalmente pode solicitar alterações no mesmo para atender suas necessidades.

Desenvolvedor local:
A vantagem de se contratar um software de ERP de uma empresa que atenda ou tenha escritório na sua cidade ou próximo a ela é que provavelmente o suporte físico será mais rápido. Apesar de que uma vez instalado toda manutenção, alteração ou atualização pode ser feita remotamente existem casos onde é necessário enviar um técnico até o local e a empresa contratada estando na mesma região que a sua provavelmente irá agilizar essa visita além de se tornar mais econômica.

Contrato vs indicação:
Escolha sempre um software que tenha um contrato que garanta a integridade dos seus dados, suporte e atualizações, pois todas as informações da sua empresa estarão dispostas naquele software. Já vi alguns casos onde a empresa recebeu a indicação de um alguém que desenvolvia softwares e acabou contratando os serviços do mesmo, só que depois de algum tempo alguns problemas surgiram e a pessoa que desenvolveu o mesmo não estava mais trabalhando na área, ou seja, a empresa acabou tendo que trocar de software, imagine o custo e o prejuízo desta mudança.

Enfim, estas são algumas dicas básicas de como escolher um software de gestão para sua empresa.

Até a próxima,