Olá pessoa,

Esta semana vou falar sobre a nova versão do OSX da Apple, o Mountain Lion ou Leão da Montanha em português  na sua última versão 10.8.2, vamos lá…

Bom, eu estava usando em meu Mac Book Pro a versão anterior o OSX Lion, acho que era a 10.7.5 e fiquei empolgado com a atualização que diserram ter ficado mais integrada com o iphone, icloud, etc, e também com espelhamento no Apple TV, mas não estava a fim de gastar $20 pra atualizar.

Peguei com um colega meu (o David) o arquivo de atualização (uns 4 GB) e instalei, descobri que era só baixar a atualização e instalar, não precisava de serial ou nada do tipo, vai entender como é o funcionamento de validão desta Apple, demorou 1 hora mais ou menos e lá estava: totalmente atualizado porém com a versão 10.8, então tive que baixar uma atualização via internet para o 10.8.2 (+ de 1 GB, imagina como demorou na minha internet via rádio).

Enfim, agora está atualizado, vejamos as novidades:

Centro de Notificações:

A principal mudança visível foi o centro de notificações, algo como existe no iphone, é uma ótima forma de mudar os seus hábitos de uso do Mac, já que permite uma melhor experiência com a tela cheia sem perder nada do que está acontecendo.

Por exemplo, você pode otimizar o seu foco no trabalho usando aplicativos em tela cheia para não ter distrações e saber o que está acontecendo em outros aplicativos sem precisar voltar para o modo normal — basta deslizar os dedos para a esquerda e ver o campo de notificações na lateral direita. Simples, funcional e prático.

Também é possível receber notificações de redes sociais, e-mails, etc.

Integração com o Sarafi:

Parece que melhoraram a integração do safari com o resto do sistema, para compartilhamento e links por exemplo, melhoraram o navegador em si e agora talvez de uma boa briga com o Chrome para OSX.

iCloud, Notas e Lembretes:

Melhoraram a integração com o icloud, agora ele também aceita os documentos e fica sempre atualizado em todos os dispositovos da apple. No caso das Notas ficou integrado ao IOS com o icloud, basta adicionar uma nota no iphone que ele aparece automaticamente no mac ou vice versa e o mesmo acontece com os Lembretes. Ah esse recurso funciona para todos os dispositivos da Apple conectados na mesma conta do icloud.

AirPlay:

Esse recurso é sensacional para quem tem o Apple TV como eu, com ele é possível fazer o espelhamento da tela do MAC Book na TV, assim como acontecia com o iphone, o único problema que notei é lentidão, não é muito rápido principalmente na exibição de conteúdos dinâmicos, vídeos, etc, neste caso é melhor usar o itunes para que ele carregue o mesmo e não fique travando.

Compartilhamento:

Outra coisa que fazia falta era um compartilhamento integrado as principais redes sociais, agora o sistema aceita compartilhar no Facebook, Twitter, Flickr e Vimeo o conteúdo direto do programa que estiver usando, bem legal pois facilita: você não precisa abrir o navegador, entrar na rede social, abrir sua conta, e então copiar e compartilhar o conteúdo, você já faz tudo ali com dois cliques.

Mensagens:

Tiraram o ichat e colocaram o Mensagens no lugar, aparentemente é um programa melhor onde se pode enviar não só texto mas fotos, vídeos, etc.

Resumindo:

Basicamente estas foram as atualizações e de cara vejo que foi muito mais uma integração aos outros equipamentos da Apple do que uma nova versão do sistema, pois nada mudou tanto, por exemplo do Windows 7 para o Windows 8 muita coisa mudou, já no caso do OSX não temos grandes mudanças.

Se fosse para ter pagos os $20 acho que teria me arrependido da atualização.

Vamos esperar o que vem por ai,

Até a próxima.